Quando falamos de sustentabilidade, é quase impossível não citarmos a importância do comprometimento das empresas com o desenvolvimento sustentável, já que a indústria é a responsável pela produção de centenas de milhões de toneladas de diversos resíduos todos os anos.
Sabendo disso, as próprias empresas passaram a buscar formas de se responsabilizarem pela destinação correta destes resíduos. Dessa forma surgiram alguns programas, como o Recicla+ do Governo Federal, que auxiliam e incentivam empresas a trabalharem com Logística Reversa.
Mas afinal, o que significa Logística Reversa e como o Recicla+ impacta positivamente empresas e comunidades?
- Logística Reversa
É o nome dado a todo o conjunto de procedimentos que devem ocorrer no pós-venda ou pós-consumo de uma empresa para garantir o reaproveitamento e a destinação correta de seus resíduos. O processo da Logística Reversa é complexo e vai muito além da empresa em si, englobando também o Poder Público até mesmo o próprio consumidor.
Para o consumidor, é conferida a responsabilidade de fazer o descarte correto de seus resíduos, respeitando as condições e o local apropriado para o mesmo. Ao setor privado, cabe gerir corretamente os seus resíduos sólidos, tanto através de sua reincorporação na cadeia produtiva, quanto evitando desperdícios.
Já o Poder Público é incumbido de fiscalizar o processo e garantir que as obrigações legais de cada empresa sejam cumpridas, além, é claro, de conscientizar os cidadãos sobre a sua responsabilidade no processo de Logística Reversa.
- Recicla +
Esse programa criado no ano de 2022 pelo Governo Federal tem o objetivo de facilitar o processo de logística reversa das empresas e aumentar sua colaboração com as cooperativas de catadores. O programa é uma alternativa para as empresas que têm dificuldade de estabelecer um sistema próprio de coleta de seus resíduos.
Através dele, uma empresa pode contratar uma cooperativa de catadores que, baseando-se na quantidade total de resíduos emitidos por essa empresa, coletam esse lixo e o transportam até um centro de reciclagem, emitindo logo após uma nota fiscal que garante que esse material teve sua destinação dada de forma correta.
Dessa forma o trabalho das cooperativas de catadores é fomentado e as empresas podem garantir de forma simples que seus resíduos estão sendo devidamente reincorporados na cadeia de produção.
Além de fazer parte do Programa Recicla+, a New Service também possui seu próprio sistema de Logística Reversa, reutilizando e reciclando todo o material que pode ser devolvido à sua cadeia produtiva.
Buscamos também garantir que todo produto que necessita ser descartado receba um destino correto para não causar danos ao meio ambiente. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas medidas de sustentabilidade.
Comments are closed.