O processo produtivo industrial como um todo gera resíduos em diversas etapas. Estes resíduos apresentam-se de diversas formas. Entre elas, podemos citar produtos químicos, embalagens, metais, borracha, tecidos, gases, vidros, papéis, plásticos, fibras, entre outros.
A má gestão ou descarte inadequado destes resíduos industriais apresenta risco para o meio ambiente e para a sociedade. Visando contornar os danos causados pelos resíduos industriais, existem diversas NRs que devem ser seguidas pelo setor industrial como um todo.
Sendo assim, os cuidados com resíduos industriais devem fazer parte de todo o processo produtivo, desde a obtenção de matéria-prima até o descarte correto das embalagens por um processo de logística reversa.
Mas como essa manutenção deve ser feita? Qual o destino correto para os dejetos da indústria? Para esclarecer essas dúvidas, nós da New Service Sul trouxemos este artigo para você.
O que são resíduos industriais?
Qualquer resto sobra ou dejeto de atividades fabris pode ser considerado um resíduo industrial. Independente de serem sólidos, líquidos ou gasosos, estes resíduos devem ser tratados, seja através de seu descarte correto, recondicionamento ou reciclagem.
No Brasil, a norma regulamentadora (NR) 25 é a responsável por determinar quais são os tipos de resíduos industriais e como eles devem ser administrados. Conhecendo e classificando os tipos de dejetos definidos na NR 25, uma empresa pode delimitar quais os processos corretos para os resíduos de sua cadeia produtiva.
Erros comuns ao lidar com resíduos industriais
Embora existam legislações para os mais diversos tipos de resíduos industriais, muitas empresas ainda pecam na hora de destinar seus dejetos. Além de agredir o meio ambiente, desrespeitar essas normas configura crime ambiental e pode levar uma empresa a sofrer fortes penalidades.
Muitas vezes, empresas cometem estas infrações por desconhecimento da legislação vigente. Para sanar este desconhecimento, traremos abaixo uma lista com os erros mais comuns neste processo.
Não possuir uma destinação para a sucata
Materiais feitos de metal tem um grande potencial de reaproveitamento, pois são facilmente recicláveis ou recondicionáveis. Sendo assim é importante definir qual será o destino da sua sucata, buscando sempre encontrar parceiros que realizem o descarte correto ou logística reversa dela.
Logística Reversa
É o conjunto de processos que ocorre no pós-consumo de produtos, onde uma empresa garante o reaproveitamento dos resíduos gerados a partir de seus produtos pelo consumidor. Sendo assim, a logística reversa passa por todo o processo industrial, e é composta não só pelas empresas, mas também pelos consumidores.
Por exemplo, na New Service Sul, nos responsabilizamos por todos os cuidados com resíduos industriais de nosso setor e dos clientes atendidos. Trabalhamos com o recondicionamento de Containers IBC e outros tipos de embalagem para transporte de produtos.
Cuidamos de todo o processo de logística reversa de nossas embalagens, fornecendo IBCs, recolhendo-os, fazendo sua manutenção, limpeza e os incluindo novamente no mercado. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!
Comments are closed.