Nós já citamos aqui as diversas vantagens que o IBC proporciona, seja por transportarem com segurança, eficiência e em prol da sustentabilidade, ou mesmo por serem utilizados em muitos setores da indústria, como o químico, alimentício, de bebidas e etc. Dentro deste cenário, é importante ressaltar como estas embalagens se portam dentro de uma cadeia logística de forma inteiramente rentável para as empresas.
Produzidos pela Schütz Vasitex, parceira com exclusividade da New Service, os IBCs são, de fato, um investimento inteligente, pois colaboram das mais variadas maneiras com o processo operacional das empresas através de suas características, entre elas, a possibilidade de reutilização após processos de higienização, e a New Service compra os IBCs usados para fazer essa reutilização.
Desta forma,constituem-se nos parceiros ideais para indústrias que trabalham com o manejo e transporte de líquidos. Mas de que forma esta otimização ocorre?
- IBC como solução para a cadeia logística
São duas as principais vantagens na prática do IBC: redução de custo e melhor performance aliada ao meio ambiente. Para isto, de acordo com um levantamento próprio realizado pela Schütz Vasitex, estas embalagens representam uma redução de 25% no espaço físico utilizado, 25% de diminuição nos gastos de transporte, 75% a menos nos custos de manuseio e 50% de redução de poluentes (CO₂).
Esta maior rentabilidade pode ser sentida na prática se compararmos, por exemplo, com tambores. No espaço de um palete, podem ser transportados 4 tambores de 200 litros cada, resultando em 800 litros no total. No mesmo espaço cabe um IBC, que possui um volume de capacidade de 1000 litros. De forma resumida, as embalagens industriais transportam o mesmo que cinco tambores e ocupando o espaço de quatro destes.
Pensar desta forma para o restante da cadeia logística dá uma dimensão da praticidade que os IBCs oferecem, além de outras funcionalidades únicas:
- Recondicionamento: as embalagens além de desmontadas, higienizadas e lavadas, passam também por um novo processo de permissão, oferecendo mais segurança para o próximo produto a ser transportado;
- Transporte, envase, manuseio e rotulagem: como já citado acima, os IBCs possuem capacidade de cinco tambores, ocupando o espaço de apenas quatro. Isto reflete no transporte da carga, no fácil armazenamento, na praticidade e agilidade do seu manuseio e, principalmente, na rotulagem, pois diminui o número de embalagens a receber o material gráfico;
- Armazenamento: por questão do espaço, mais litros cabem em um caminhão, por exemplo, se estiverem condicionados em IBCs do que em tambores. Enquanto um contêiner com capacidade para receber 80 tambores terá 16 mil litros armazenados, o mesmo contêiner com 20 IBCs terá 20 mil litros armazenados;
- Utilização das embalagens: outro ponto favorável dos IBCs é a sua praticidade para utilizar. Pode parecer simples, mas graças à sua válvula de descarga padrão na parte inferior da estrutura, a embalagem possui um sistema mais facilitado de esvaziamento. Já os tambores precisam ser deitados para ocorrer a descarga, além de demorarem mais tempo por ter de fazer o processo mais quatro vezes para esvaziar a mesma quantidade de produto que um IBC.
Higienizados e prontos para repetirem a cadeia logística. Como destacado, estas embalagens se tornam grandes aliadas dos mais diversos setores da indústria, seja pela segurança ou praticidade.
Nós da New Service Sul Packaging trabalhamos com a venda de IBCs novos, recondicionados e refabricados, além de realizarmos a logística reversa de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Conheça mais sobre nossos produtos e serviços!
Comments are closed.