A pauta da sustentabilidade está cada vez mais em voga, moldando a forma como os produtos são consumidos no mercado e também em como os processos operacionais são realizados dentro das indústrias. Neste sentido, um termo está ganhando força, justamente para contrapor uma falsa ilusão que pode comprometer e ludibriar o consumo dentro do mercado: o Greenwashing. Entenda um pouco mais sobre o que se trata este termo e a importância de realizar práticas sustentáveis verdadeiras no dia a dia de uma empresa. Confira!
O que é o Greenwashing
Assim como no esporte, onde o termo sportswashing está relacionado com uma estratégia de utilizar eventos esportivos para “limpar” a reputação de um país ou figura pública, o greenwashing utiliza da divulgação de ideias e ações institucionais de uma empresa para colocá-la como ambientalmente correta, mesmo quando esta prática não é de fato cumprida pela organização.
Vale destacar que esta “falsa publicidade”, além de antiética, é criminosa de acordo com o Artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor. Para tal, pode ser considerado desde a divulgação enganosa de práticas sustentáveis da empresa, como processos operacionais, omissão de componentes utilizados para a fabricação de produtos etc, até a transparência da relação com outras empresas do mercado.
A importância de evitar esta prática
Entre as ações a serem realizadas para evitar a prática do greenwashing, destacamos o questionamento se tal afirmação possui algum tipo de respaldo técnico acerca de sua contribuição com a sustentabilidade ou se faz parte de algum plano ou política adequada à ESG da empresa. Vale destacar que a tentativa equivocada de ludibriar o mercado pode impactar negativamente na reputação de uma marca.
Em contrapartida, a divulgação de ações e práticas sustentáveis é essencial para uma empresa e a sua competitividade no mercado. Assim, entende-se que uma marca deve sim comunicar suas políticas relacionadas ao meio ambiente, mas cuidando para citar apenas o que de fato é realizado, sem exageros, omissões ou mentiras.
A New Service entende a importância de fornecer soluções sustentáveis para seus clientes. Nossos serviços de higienização e recondicionamento de IBCs e logística reversa contribuem para mitigar o uso de recursos naturais para a fabricação de novas embalagens e entendendo estas como residuais de processos industriais. Entre em contato conosco e saiba mais!
Comments are closed.